terça-feira, 13 de setembro de 2011

manifesto prodrômico do mínimo aceitável

Saboreie aquele momento precioso em que você percebe que nunca poderá procurar do lado de lá.
Que quem-quer-que-seja-perfeito-para-você estará do lado de cá da cerca da loucura. Terá que ser insano; no mínimo, tão insano quanto você.

Para mim, terá não apenas que ter asas, mas tê-las soltas e arredias. Olhos abertos, orelhas em pé. Um sorriso que não se sabe se ameaçador ou simpático.
Eu amo cães de caça, aves de rapina e predadores extintos. E amo que me mordam. Amo também que saiam de casa e se demorem; que cheguem no outro dia, com um enorme osso entre os dentes e os olhos brilhando de orgulho.

Quero que me cantem canções desafinadas por opção. Quero quadros desalinhados com capricho; espelhos embaçados, cores conflitantes, aromas insuspeitos - maquiagem borrada antes mesmo de dormir. Quero um "boa noite" ao acordar e um "cale a boca" no silêncio. O paradoxo é o que faz todo o resto parecer normal. O patológico é o que cura o saudável, ou pelo menos o faz pensar-se curado.

Mas é na loucura que reside o inesperado. O criativo. O inexplicavelmente apaixonante.
É nas gotas homeopáticas de delírio e alucinação que reside a chave para um dia novo a cada novo dia. E que seja "bom dia" na hora de dormir! Se todo pensamento é interpretação, e toda interpretação foge aos sentidos, então proponho que pensamento é delirio, e que quanto mais longe deliro, mais longe penso. Nunca escondi, me pretendo um pensador. Delirante.

Minha dose minimamente aceitável de insanidade é aquela que em mim reside. Qualquer um abaixo disso, posso carimbá-lo como alguém que não sabe criar e que, justamente por isso, não sabe viver.

Eu sou precisamente o mínimo que exijo de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário